O que a série La Casa de Papel nos ensina sobre planejamento

La Casa de Papel, a série queridinha de 2018, chegou com tudo e trouxe verdadeiras lições de planejamento contadas através de uma história envolvente e surpreendente. A série conta o plano perfeito. Um roubo à Casa da Moeda da Espanha, idealizado por um líder e executado em conjunto com outros 8 assaltantes. A trama é repleta de reviravoltas e inteligências em que os oito ladrões, regidos pelo professor, invadem a instituição e executam ideias mirabolantes muito bem desenhadas.

A segunda temporada já está disponível na Netflix, mas sobre ela falaremos mais para frente. Agora já deu tempo para não soltar nenhum spoiler (já viu tudo, né?) e podemos analisar o que La Casa de Papel nos ensina sobre planejamento em sua primeira temporada. Separamos 5 insights para pensar no assunto e descobrir como traçar a melhor estratégia para o seu negócio. Vamos lá:

1. Pesquisa, tudo começa com pesquisa.

Um bom planner sabe a importância da pesquisa. Em La Casa de Papel podemos observar que a busca prévia do professor foi a parte mais longa de todo o projeto do roubo. Antes de tudo, dedique tempo para conhecer as características da sua equipe, para entender o desafio e para se munir ao máximo de informações e conteúdos que possam ser relevantes na hora de traçar o plano, delegar tarefas e executar ações.

2. Equipe certa, planejamento de sucesso

Escolhidos a dedo. Assim foram chamados os participantes do assalto. O professor fez questão de escolher personalidades diferentes, com talentos únicos e complementares.

Depois de ter o time definido, o professor passou meses treinando cada um e construindo os últimos detalhes em conjunto. Durante a preparação surge algo essencial: a confiança mútua. Todos os escolhidos confiam no professor e seguem as suas orientações sabendo que ele tem tudo sob controle. Isso fortalece o compromisso entre eles e faz com que não haja caos ou disputas internas.

Dedique-se ao seu time. Planeje junto e treine cada um para que desenvolvam os seus potenciais e possam entregar, com confiança, os melhores resultados.

3. Tenha mais de um plano extra

Um dos exemplos mais claros que vemos na série é como o professor consegue se manter no controle da situação, mesmo enfrentando adversidades. La Casa de Papel nos surpreende em todo episódio, pois quando pensamos que o plano está indo por água abaixo, surge uma carta na manga (que já estava prevista em um plano B, C ou até D).

Partindo do princípio que ele possui uma estratégia perfeita, não deveríamos desacreditar e imaginar que chegou ao fim, mas estamos tão acostumados a ter apenas um plano B, que isso acaba ocorrendo. Precisamos desenvolver uma mentalidade de planos múltiplos. Eles podem ser a chave para o sucesso de uma campanha ou projeto.

4. Conheça muito bem o seu público

Já sabemos que o magnífico professor pesquisou muito bem cada detalhe para executar o plano de sua vida, mas cabe aqui uma pesquisa em especial: a do seu público. É preciso conhecer muito bem quem está interagindo e recebendo mensagens através das nossas ideias para poder antecipar passos e ter vantagens significativas no resultado final.

Todo planejamento requer uma análise profunda de público alvo. Além de traçar o perfil das pessoas, pense em como esses perfis costumam reagir.

5. Todo líder precisa colocar a mão na massa

Planejar também é estar disposto a se envolver no plano, já que mudanças podem ocorrer e parte da estratégia é justamente acompanhar tudo bem de perto. O professor, além de definir a estratégia e liderar o seu time, também participa ativamente na execução do plano.

Ao se aproximar de Raquel, por exemplo, podemos ver que ele assume riscos e dá vida ao Salva, que podemos traduzir como o seu plano mais ousado. Um verdadeiro líder não se blinda dos riscos, mas os enfrenta assim como a sua equipe.

O professor não ensinou apenas seus pupilos. La Casa de Papel é uma verdadeira aula de planejamento deixada para nós. Agora é só observar cautelosamente como andam as suas ações e usar as dicas para um plano (de comunicação) perfeito.

Acreditamos que maratonar não é procrastinar e adoramos estudar estratégias nos momentos de lazer. Você também gosta de conteúdos como este? Deixe nos comentários sobre qual série ou filme você gostaria de ler uma análise aplicada ao universo do marketing digital! Trabalharemos para buscar as melhores tendências de mercado dentro dos storytellings mais diversos.